Educação

Fiz um curso em SP no Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPE que trouxe algumas reflexões e hoje são mais claras.


A Prof. Dr. Suzana Padua afirmou que "O modelo tradicional da educação encoraja a obediência e a passividade. É esperado do aprendiz (aluno) um comportamento concordado e sem grandes questionamentos de o por quê dos fatos, ou de como chegamos às realidades atuais" e as mídias inclusive blogs nos trazem algumas informações tendenciosos e particulares diante da explicação dos fatos.


Mas para entender o por que de estar escrevendo sobre isso hoje, é por que tenho como muitas pessoas o interesse em disseminar o conhecimento e alguns conceitos com objetivo de mudança do comportamento humano em diversas situações.
Não sei se todos já perceberam, mas a nossa atual "educação" forma um saber que alimenta modelos isolados de pensamentos e estilos que fazem com que o ser humano sinta-se separado da responsabilidade coletiva e acabam por esperar dos outros uma mudança da realidade indesejada. (pobreza, miséria, desastres, crises...).


Contudo, ainda existe instinto de mudança de paradigmas e cada dia surgem novas descobertas, de soluções chaves para os problemas mundiais, porém elas só serão alimentadas por pessoas que como Morin diz: "que tem conhecimento da complexidade dos problemas atuais, mas sabem que são livre, e que esta liberdade traz consigo uma responsabilidade singular de pensar no coletivo".




Por isso, sempre que possível provocar a mudança, não é apenas ser intérpretes ou atores de um mundo ou vida.




Pense nisso!






See you later.




=*















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando sério!

Mexa-se